quinta-feira, 4 de maio de 2017

APRENDENDO A QUEM SERVE A UNIVERSIDADE (Em quatro semestres)

Ontem de noite voltei para casa de Uber. Aliás, como faço com uma freqüência cada vez maior. Praticamente parei de andar de táxi. Nâo preciso mais me submeter aos maus modos de motoristas que além de cobrar por um serviço caro, se indignam por não querer desligar a rádio Itatitiaia ou o futebol.



A conversa com os motoristas do Uber é muito mais interessante também. Geralmente são pessoas mais diferenciadas. O motorista de ontem era um rapaz bem apessoado e com uma cara inteligente, de estudante univesitário. Foi logo perguntando se eu não seria professor. Algo óbvio dado o local em que estava e a minha aparência. A aparência de professor é quase tão difícil de disfarçar quanto a aparência de Papai Noel.



Depois de um pouco de small talk, o cara me perguntou sobre qual disciplina eu leciono. Quando lhe falei que trabalho na Psicologia, ele me disse que sua irmã também faz um curso na área de humanas. Só que ela não está muito satisfeita com o blá blá blá da faculdade. Aprende-se pouca coisa útil e relevante, segundo ela.

Ele me falou então que faz um curso na área de finanças e que tem muito interesse pelo mercado de ações. Eu comentei então que em alguns cursos de economia o pessoal também só estudo marxismo. Ou seja, também é adepto do blá blá blá. Ao que ele me respondeu que muitas vezes tem a sensação de a universidade só forma ativistas...



Confesso que por essa eu não esperava e fui obrigado a cumprimentá-lo efusivamente. O jovem é tão esperto que em apenas quatro semestres na faculdade chegou à mesma conclusão que me custou mais de trinta anos para alcançar.

O ativismo político na Universidade está dando na vista. Está tão óbvio que já caiu na boca dos motoristas do Uber. A Universidade, definitivamente, desistiu de buscar e transmitir a verdade e o conhecimento para "transformar a realidade". Até quando os pagadores de impostos vão ficar fazendo de conta que seus recursos não estão sendo desperdiçados? Ou, inclusive, que eles estão nutrindo com verbas públicas o ovo da serpente que vai destruir a Civilização?


Referências para quem tem interesse pelo assunto

Maranto, R., Redding, R. E., & Hess, F. M. (eds.) (2009). The politically correct university. Problems, scope and reform. Washingto, DC: American Entrerprise Institute.

Shields, J. A. & Dunn, J. N. (2016). Passing on the right. Conservative professors in the progressive university. New York: Oxford University Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário