domingo, 22 de janeiro de 2017

A novela do busto de Churchill: O presidente dos EUA tem direito de buscar sua própria fonte de inspiração?



A má vontade da imprensa e de diversos setores mais à esquerda da opinião pública com o Trump só aumenta o interesse pelo cara. Os próximos anos vão ser muito divertidos.

Há um ou dois dias  foi divulgada a meia verdade de que o Trump teria removido o busto de Martin Luther King Jr. da Casa Branca.  Era só uma meia verdade com a intenção de fazer o Trump passar por racista.

Eu até fiquei pensando, que diabos o Trump teria contra o Luther King! Afinal, o Luther King é uma dessas vacas sagradas, um ícone ungido pela esquerda, a respeito das quais não se admite qualquer tipo de crítica. É adoração pura. Como se não soubéssemos dos podres do cara...

De qualquer forma, a notícia era apenas meia verdade. Em primeiro lugar, o busto não estava na Casa Banca, assim de forma genérica, mas no gabinete de trabalho do Presidente dos EUA. ou seja, no Salão Oval. E o que o Trump fez não foi apenas remover o busto do Luther King mas substituí-lo pelo busto do Churchill.





Depois ficamos sabendo que o Trump havia pedido o busto do Churchill como um favor especial a Theresa May, atual primeira-ministra conservadora britânica.

A história toda é muito divertida. O Obama tinha o direito de se inspirar no Martin Luther King. O Trump não pode se inspirar no Churchill? Por que?

Fiquei muito feliz por saber que o Trump está querendo se inspirar no Churchill. Acho ótimo sinal. Sou fã de carteirinha do Churchill. Já li uma meia dúzia de biografias dele. E não acho que ele seja imune a criticas. O cara tinha o seu lado podre. Fez algumas besteiras homéricas na vida.

Mas o Churchill era corajoso, sabia se posicionar e tinha honestidade para assumir as conseqüências dos seus erros. Coisa que a maioria dos pseudoestadistas que anda por aí não tem. Sem falar no caso mais deplorável que é o do Lula. Se o pessoal tivesse ouvido o Churchill quando os vendilhões do Chamberlain e do Daladier foram lá abanar o rabinho pro Hitler, a coisa poderia ter sido muito diferente. Se o cripto-comunista do Roosevelet tivesse ouvido o Churchill e agido mais cedo, a Segunda Guerra poderia ter terminado antes e, talvez, o Holocausto não tivesse assumido as proporções que teve. Mas isso tudo são contrafactuais. A verdade é que o Churchill era corajoso e coerente.

O Obama foi o Chamberlain moderno que quis apaziguar os tarados islâmicos. Que se recusou a assumir o papel de Xerife do Mundo. Que fez tudo pela metade, assumindo de má vontade o papel que o mundo reservou aos EUA. Que fez uma escadinha pro Putin se posicionar como Xerife do Mundo. Mas o Obama estava em ótima companhia na sua tentativa de dialogar com os tarados islâmicos. Estava junto com a Janete.

Tomara que o Churchill consiga realmente iluminar as ações do Trump. Ele vai precisar. Assim como o Churchill lutou contra os nazistas, o Trump está lutando contra os fascistas de esquerda. Assim como o Churchill não deixava barato, o Trump demonstra garra. Epero que tenha a saúde, a energia e o bom-senso necessários para tocar uma boa presidência dos EUA. O mundo precisa.

Os próximos anos vão ser divertidos por causa disso. O Trump até pode levar desaforo pra casa. Mas o troco é certo. Até agora está ganhando de lavada; Espero que não faça nenhuma bobagem muito grande. E, caso o faça, que tenha a decência de admitir seu erro.

P. S. Andei lendo outras coisas e vi que a história do busto de Churchill é bem mais complicada. Parece que o busto está na Casa Branca desde 1960. Teria sido um presente para o Lyndon Johnson. ficava originalmente na área residencial. Em 2001 o busto teria ido para restauração e então o Tony Blair teria emprestado uma réplica para o George Bush. Quando o Obama assumiu, aparentemente o busto original já estava de volta à ala residencial da Casa Branca. E a réplica teria sido devolvida para a Embaixada Britânica. Daí o Obama colocou o Martin Luther King Jr. Agora o Trump trouxe o Churchill de volta. É realmente uma novela enovelada. Cheia de vais e de vens simólicos. Muito divertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário