terça-feira, 17 de janeiro de 2017

OS ACADÊMICOS SÃO CHEGADOS NUM PACTO COM O DIABO



O pacto com o Diabo é um dos temas mais caros à literatura. Ele aparece em Marlowe, Goethe e Mann. O filme Coração Satânico de 1987 é uma das primas obras que exploraram esse tema – Além de a música ser genial. Para os mais jovens: Vale a pena assistir. Está no YouTube (Em versão dublada, infelizmente).



O enredo é por demais conhecido. Na fissura por adquIrir conhecimento, longevidade, transformar chumbo em ouro, pegar a Gretchen etc., os acadêmicos vendem a alma pro Diabo. Os motivos eram variados e múltiplos. Mas a aquisição de conhecimento era sempre o Leitmotiv.



Agora a coisa mudou. Os acadêmicos fizeram um novo tipo de pacto de Diabo. Mudou o Leitmotiv, mudou o Diabo. Ao invés de compreender o mundo eles estão mais interessados em transformá-lo. Ao invés do Diabo Diabo, eles cultuam as encarnações de Satanás representadas por Marx, Lênin, Fidel et caterva.



No Pacto antigo, os acadêmicos se contentavam em vender sua  própria alma ao Diabo. Agora eles querem nos condenar à Danação Eterna, começando aqui na Terra mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário