sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O populismo é um conto do vigário



Segundo os justiceiros sociais, os bandidos que estão presos nas cadeias ou assaltando e estuprando nas ruas são apenas vítimas dos verdadeiros culpados. Os culpados somos nós que estamos aqui fora ralando para pagar impostos e sendo assaltados.

Não sei se as pessoas que votaram no Lula, Dilma et caterva tnham claro que a ideologia era essa. Os verdadeiros culpados, de verdade mesmo, são esses espertos que votaram no PT.




Vocês já ouviram falar no conto vigário? Funciona assim: O vigarista faz uma oferta irresistível para ganhar dinheiro fácil. O bobo que se acha esperto resolve topar o negócio e se ferra. O vigarista se aproveita tanto da ingenuidade quanto da suposta esperteza das suas vítimas.  

A julgar pelo que se conhece da neuropsicologia das lesões dos circuitos prefrontais ventromediais, a partir do estudo de pacientes como Phineas Gage e Elliott, a hipofuncionalidade desses circuitos torna a pessoa mais susceptível ao conto do vigário. 

Essa hipofuncionalidade prefrontal ventromedial pode ter uma origem lesional adquirida, como nos casos dos pacientes acima mencionados. Mas deve-se pensar seriamente na hipótese de que possa ter uma origem epigenética, sendo seu desenvolvimetno influenciado pela cultura de levar vantagem em tudo. Nesse sentido a sociedade tem, realmente, sua parcela de culpa.

O populsmo funciona assim: As pessoas têm necessidades, têm pouca instrução e  vivem numa cultura de levar vantagem em tudo. Os políticos vigaristas oferecem o Céu na Terra e os bobos votam neles.

Quando a bandalheira é descoberta, os vigaristas são protegidos pelo foro privilegiado e por uma PGR e um STF ineficientes e complacentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário